sábado, 20 de abril de 2013

Tudo sob controlo



Por Al Berto Maravilha
(cidadão descontrolado. Alpiarcense de gema, com certificado e tudo)


Alpiarça para principiantes

Advertência!
Esta é uma estória de ficção, qualquer semelhança com a realidade, não é da nossa responsabilidade, mas da sua, que tem uma mente perversa)
  


É sócio dos Águias? Desde quando?

E pode?

Não devia poder. Ai se fosse eu a mandar…

E as quotas? Sim, as quotas, o gajo paga quotas? Estão em dia? Mas esse gajo pode ter as quotas em dia, assim sem mais nem menos?

Mas não devia poder ir à Assembleia! Ele nem é de cá. Já havia cá poucos, agora ainda temos de levar com este!

Olha pra ele…sentadinho como se não fosse nada com ele. Eu conheço-te, ho se conheço!

Um gajo que até nem é de cá a controlar a Assembleia? Eu não disse? Olha ele ao Telemóvel, olha, olha eu não te disse?

Estava a falar com a mãe? Pois, pois, devia estar a dizer à mãe para vir votar… Desta gente espera-se tudo.

Sentou-se. Continua sentado. Mas mexeu a cabeça! Olha, Olha, estás a ver, eu não te disse?

O sócio levantou-se, ficou de pé encostado á porta que dá para a varanda.

Ganda lata a do gajo! Como sentado não podia controlar tudo, levantou-se. Mas tu também te levantas-te! Mas eu posso, sou de cá! E eu não controlo nada, sou um anjo, um anjinho…

O homem pode estar aflito das costas, são muitas horas sentado.

Aflito das costas? Tu não conheces esta gente, eles não têm dores nas costas! Se tivessem eram expulsos do partido!

Deixa lá o homem e concentra-te na Assembleia.

Afinal quem é o centro das atenções, és tu ou ele?

Tens razão, sou EU.

Isto está quase a acabar e EU ainda tenho que fazer mais alguma coisa para dar nas vistas…e se EU me atirasse para o chão?

Aqui não. Não faças isso. Ias cair aos pés do homem e isso podia não ser bom. Porquê?

Ora porquê. O homem ainda te ajudava a levantar e era ele que que fica bem na fotografia… Se queres atirar-te pró chão, faz isso lá mais atrás.

Tens razão, é o que vou fazer.

Olha o Emídio a sorrir… será que ouviu a conversa? Só pode ter sido. Vou trocar-lhe as voltas, já não me atiro pró chão. Peço a palavra, levanto-me e deslizo como um bailarino em bicos de pés…Sempre quero ver se o gajo também desliza tão bem como EU.

Pronto já está. Acabou. Perdemos? Como é possível? E agora?

Agora? Agora vamos mas é beber uma mini pá! Deixa, prá próxima ganhas.

A propósito vais votar em quem?

Vou votar em quem? Em MIM!

Não pá. No Sporting…

Há… no Sporting… O voto é secreto…

Quatro minis aqui pra esta mesa.

Só um bocadinho que eu já aí vou.

Mas o que é isto? O gajo está a ser servido primeiro que EU?

Olha pra ele a beber imperial. Quem julga ele que é?

As imperiais só deviam ser servidas a sócios há mais de 70 anos. Ai se fosse EU que mandasse!

Nesse caso tu não podias beber imperial…Mas é por isso que bebo minis pá!

Ó não sei quantos! Quantas vezes é preciso pedir quatro minis?

Despacha-te!

Olha! O gajo a cumprimentar aquela. Mas ela também já é do partido comunista?

Ela trabalha na Câmara…hum já estou a entender, deve ter sido o gajo que a meteu lá, ele manda em tudo…

Ó homem estás doido? Ela trabalha na Câmara há uma parga d’anos!

(não sei se repararam… PARGA D’ANOS… não é de cá mas conhece umas coisas…)

Mas se está ali a falar com ele, alguma coisa há. Este gajo não dá ponto sem nó.

Olha vai-se embora. Pagou as minis ou ficou a dever?

Pagou, o homem não tem calotes, que se saiba. Caramba deixa lá o o homem em paz.

Pagas uma mini?

Outra? Mas tu pensas que eu nado em dinheiro ou quê?

Mas tu disse-te que no fim da Assembleia pagavas uma grade a cada um..

Isso era se ganhasse. Metia como despesas de representação, assim não posso, a vida não está pra estas coisas. Além disso já te paguei as quotas! Vê la se não te esqueces de me devolver o dinheiro.

Qual dinheiro? Não te vou pagar, era o que faltava. Foste tu que quisestes pagar ou já não te lembras? Senão como poderia votar?

Olha o homem já se foi, mora no Frade.

Mora no Frade? Essa é boa.

Ó pá aponta aí esta despesa que EU amanhã pago isto tá bem?

Tá bem mas não te esqueças que tens aqui uma rodada d’ontem por pagar.

E EU disse que não pagava? Amanhã fazemos contas.

Saiu de fininho mas já sem aquela agilidade com se deslocava por entre os associados na Assembleia até se imobilizar no local mais apropriado para ser visto, e ovisto.

Deitou-se, fechou os olhos e adormeceu. Tiro e queda. O dia foi muito exigente e ele não está habituado.

Rom-Rom e ao terceiro roncar, começou a sonhar e sonhou.

À sua frente estava um sujeito de óculos, cabelo curto e casaco castanho. Casaco castanho? Vinha na sua direcção. Chaga aos pés da cama e senta-se. Ao sentar-se acordou Senhor. O senhor num rompante senta-se na cama e grita: Tu aqui? Sim sou eu, vim tapar-te que as noites estão muito frias. Não te podes constipar. O teu Povo espera-te.

O coração bateu com intensidade e o seu sangue VERMELHO (tinha de ser vermelho…estes gajos até no sangue se infiltram!) circulava agora bem mais intensamente.

Abriu os olhos e o homem não estava… Será que estava a sonhar ou foi das minis?

Amanhã bebo coca-cola, se me acontecer o mesmo, é porque estava a sonhar…

Pelo sim pelo não, deu uma volta pela casa, não estivesse o homem escondido. Sim esta gente sabe esconder-se muito bem, eu é que os topo…Voltou a deitar-se mas ainda não estava refeito do susto. Nem se descalçou!

E adormeceu. Desta vez ainda mais profundamente.

 (CONTINUA)

Sem comentários:

Enviar um comentário